sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Jornal HUMANITAS - Dezembro/2013

NO DIA 25 DE DEZEMBRO O PAPAI-NOEL CAPITALISTA ENTRA EM AÇÃO NO MUNDO

Neste Humanitas, o jornalista Rafael Rocha fala do canibalismo antigo e o compara com o capitalismo atual. Este utiliza os festejos de fim de ano para se locupletar mais e mais com o dinheiro das pessoas, criando na mente delas a ilusão de que estão sendo mais humanas quando dão presentes aos amigos e aos familiares. Segundo o jornalista, “os valores disseminados hoje pela mídia em todos os quadrantes do planeta apoiam de forma canalha o capitalismo canibal e deixam de ensinar aos mais jovens a verdadeira essência humanista da vida, bem como fazem de tudo para apartar o homem e a mulher do caminho em busca da sabedoria plena. O ser humano, então, não consegue ter um encontro consigo mesmo dentro desse sistema. É enganado diariamente por futilidades e não ganha nenhuma opção que possa defender seu intelecto”. O texto mostra claramente que o dia de natal é apenas uma ideia criada pelos poderosos e pelos religiosos para dominar as mentes dos ingênuos através de uma mentira, pois “aconteceu na verdade uma distorção de determinados parâmetros, visando com isso o domínio mental sobre as pessoas. A mídia atual continua a sustentar essa mentira com o único objetivo de explorar a ingenuidade do povo através da crença e lucrar em cima de sua alienação”. 
.................
EVOLUÇÃO OU CRIACIONISMO? 

Também neste Humanitas a colaboradora Serena Roberta Souza Borges critica o posicionamento religioso fundamentalista cristão que pretende inculcar nas cabeças das pessoas simples que o mundo foi criado tal como diz o livro chamado de Bíblia. Ela denuncia que no ano de 2008, uma das mais tradicionais escolas de São Paulo adotou no terceiro ano do ensino fundamental, nas aulas de ciência, o livro “Ciências - Projeto Inteligente”, da coleção "Crescer em Sabedoria", versão brasileira de uma tradução e adaptação da série “Purposeful Design Science”, da Associação Internacional de Escolas Cristãs, de Colorado Springs (Colorado, EUA). Tal publicação, diz Serena, “é repleta de ideias errôneas e existentes em épocas onde o atraso intelectual era patente”. De acordo com ela, “muitos disparates estão contidos nessa publicação que pretende colocar na cabeça das crianças e dos adolescentes pensamentos errados e eivados de catequese religiosa”. 
.................
COMPETÊNCIA

Leia neste Humanitas a continuação do artigo A necessidade humana da competência” do autodidata e colaborador Manfred Grellmann onde ele critica o posicionamento da população no que concerne às eleições e aos políticos.  De acordo com Manfred, “votar como se vota hoje, não pode sequer ser considerada uma participação, a não ser como cúmplice de roubos com aproveitamento unilateral. O povo não tem o direito de reclamar. O povo é quem entrega a nação aos corruptos!” (...) “Podemos dizer: os políticos saem do povo e este também não é diferente deles, pois ao entrar para ocupar um cargo, não vai remar contra a correnteza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário