sábado, 22 de fevereiro de 2014

Jornal HUMANITAS - Fevereiro/2014


DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES ESTADUAIS CAMINHA A PASSO DE TARTARUGA DESDE O ANO DE 1985

Celso Lungaretti em artigo especial para este Humanitas de fevereiro/2014, disserta sobre a necessidade premente de desmilitarização das Polícias Militares estaduais que, segundo ele, é um legado da ditadura de 1964/1985 e já devia ter se tornado realidade desde o fim desse nefasto regime. Lungaretti salienta ainda que “na sua trajetória para concentrar poder na segunda metade da década de 1960, os militares encontraram alguma resistência por parte dos governadores civis que ajudaram a dar o golpe, mas que depois viram, com óbvio desagrado, esfumarem-se suas ambições presidenciais. Precavidos, os fardados resolveram assegurar-se de que os paisanos não contariam com tropas leais”. 
......................................................... 
MORTE DO “REI” REGINALDO ROSSI DEIXA A
MÚSICA DE PERNAMBUCO MAIS POBRE 
O professor Genésio Linhares homenageia o cantor Reginaldo Rossi neste Humanitas. De acordo com o texto do professor, o artista estudou engenharia civil durante quatro anos e chegou a ensinar física e matemática, mas logo trocou a sala de aula pelos palcos. Influenciado pelos Beatles começou a cantar rock pelos idos de 1960, dando início a uma carreira de sucesso. No final do ano passado, a morte o retirou da cena artística e musical de Pernambuco, imortalizando-o como o mito da música brega: o “Rei do Brega”. 
......................................................... 
ESPIONAGEM
Manfred Grellmann em texto especial para este Humanitas, referindo-se à espionagem virtual, diz que existe “uma coisa que ninguém parece lembrar: quem desenvolve sistemas de processamento pode atender a qualquer cliente, seja lá qual necessidade ele apresentar. Quando empresas compram computadores, principalmente  empresas-alvo (essas que têm informações e que são de importância estratégica comercial ou militar), os mesmos já são entregues batizados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário