quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O meu país está doente

Texto de Paula Cristina Nunes Correia Duarte - Ílhavo – Portugal 
publicado no HUMANITAS nº 01 – Setembro/2012


O meu país está doente!
Terá ficado assim de repente ou já é mal que está há muito tempo à espera de surgir?
Digo que o meu país está doente porque tratam-no mal e ele não se levanta.
Aceita os pontapés de toda a gente.
Uns mandam-lhe que pague as dívidas que o aliciaram a contrair em nome da modernidade europeia, outros obrigam-no a cumprir programas de troikas estranhas, impostas e mais ou menos negociadas.
O meu país está doente e vejo poucos a gritar que é tempo de o salvarem.
Vejo poucos a irem para a rua lutar. Sei que há muitos a chorar por dentro, mas isso não chega. É preciso mudar. Ou não?
Será que estamos de bem com o mundo, melhor, com a Europa?
Esta coisa da Europa para mim sempre foi estranha. Acho que estamos bem melhor com a África e com a América do Sul do que com estes climas temperadinhos, demasiado frios para o corpo e para a alma.
Será que afinal o meu país não está doente e só está adormecido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário