terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

HUMANITAS – NOTA DE FALECIMENTO



Alfredo Bernacchi morreu - Viva Alfredo Bernacchi!(*)
Texto do escritor Décio Schroeter – Pseudônimo Oiced Mocam


Amigo ALFREDO BERNACCHI.

Você foi e será sempre alguém especial, que , certamente , fez tudo aquilo que pregava, e só pregava qualidades. Você foi uma peça importante no nosso jogo de xadrez para demolir mitos e mentiras: Uma torre?...Um cavalo?... Ou um rei. Um diamante polido! Mas certamente quando a história mencionar o nome do pesquisador das crenças e religiões, escritor e pioneiro no Brasil na internet, fará menção a uma pessoa idealista, ateísta, humanista secular moderno que como cético e racionalista lutou contra a ignorância e estupidez, a mentira, a pseudociência, o sobrenatural, a frente de seu tempo.

Fundamental na passagem do ser humano pela Terra mostrou esse filósofo que não veio para passeio mas sim para fazer a diferença. Muitas vezes polemista com uma raiva genuína, com seu poder de retórica e sagacidade elaborou um ataque completo às religiões e desmoralizou os argumentos de muitos.

Assim a história honrará junto com as pessoas esclarecidas outros livres-pensadores que conheci, e que como eu foram além do comodismo e lutam pela divulgação do humanismo secular, racionalismo e do livre-pensamento, mesmo enfrentando preconceito e intolerância.

As futuras gerações honrarão sua memória e descendência. Agradeço suas palavras sempre incentivadoras, compartilhamos conhecimentos e informações que estão também no meu livro e só lamento não tê-lo conhecido pessoalmente assim como suas inúmeras obras muito antes. Foi um afago no coração. Me envaideceram... Em nome de todos os humanistas e de todos os irreligiosos, nossos sentimentos aos familiares. Agora que partiu vamos sentir a sua ausência! Mas até os mais bravos guerreiros merecem o descanso eterno. Ainda mais quando cumpriram sua missão pelo bem-estar da humanidade de forma tão brilhante.
...........................................
(*) Alfredo Bernacchi colaborou com o HUMANITAS no ano de 2013, mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário